segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Saudação ao Sol

Surya - Sol
O Sol é a fonte de luz, de calor e da vida em nosso planeta, sem o sol a vida não seria possível , mas o sentido mais exato desta saudação é a invocação da luz como fonte de conhecimento. O sol nos possibilita a capacidade de visão e o conhecimento rápido e direto de toda a manifestação, por essa razão, na tradição Indiana a luz, o fogo e o sol são símbolos de sabedoria e do conhecimento de nossa essência.

Namaskar - Saudação
Prestar reverência ao Sol, representa sintonizar-se com o ciclo da vida e morte, sintonizar-se com o poder maior e Divino que reside no centro do Céu e no centro de nosso Ser, aquele que tudo ilumina e não é iluminado por nada, aquele que não tem início e nem fim, o Deus em cada um. Assim sendo, reverencio a luz que representa o conhecimento, única forma de revelar aquilo que sempre fui mas que na minha ignorância sou incapaz de ver.

Surya Namaskar, em sânscrito, सूर्य नमस्कार,  é uma seqüência dinâmica de 12 asanas que representam as 12 posições do zodíaco (doze posições do relógio). A respiração é sincronizada com os movimentos. Cada posição tem um significado que deve ser compreendido e acrescido à prática. Durante a execução, em cada asana um mantra é recitado. Dependendo do que se pretende desenvolver, pode-se executar com maior ou menor rapidez e o mantra pode ser apenas o Bija Mantra acrescentando o mantra até o mantra completo.


quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Quando a boca cala...o corpo fala!


Quando a boca cala.... o corpo fala!!!
O resfriado escorre quando o corpo não chora.
A dor de garganta entope quando não é possível comunicar as aflições.
O estômago arde quando as raivas não conseguem sair.
O diabetes invade quando a solidão dói.
O corpo engorda quando a insatisfação aperta.
A dor de cabeça deprime quando as duvidas aumentam.
O coração desiste quando o sentido da vida parece terminar.
A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável.
As unhas quebram quando as defesas ficam ameaçadas.
O peito aperta quando o orgulho escraviza.
A pressão sobe quando o medo aprisiona.
As neuroses paralisam quando a criança interna tiraniza.
A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade.
Preste atenção!
Cuide de você, cuide do seu corpo, da sua mente, de suas emoções.
Cuide de sua essência!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Vídeo Yoga


Esse vídeo mostra a maravilha da prática do Yoga num grau mais avançado. A beleza dos movimentos, da sincronicidade, da leveza e força ao mesmo tempo.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Florais de Bach



Florais de Bach

Quando nos sentimos bem, realizados e felizes, estamos em equilíbrio com tudo e conseguimos transmitir aos nosso familiares e amigos somente bons fluidos.
Porém, com os acontecimentos da vida, às vezes precisamos de um pouco de ajuda para alcançarmos este equilíbrio e seguirmos em frente. É nesse momento que os Florais de Bach podem ajudá-lo.
Criados por um médico inglês nos anos 30, os Florais de Bach são 38 essências de plantas e florais que podem ajudá-lo a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia. Cada floral é indicado a uma emoção específica. Pode ser tomando individualmente ou misturado de acordo com o que estiver sentindo.
Pesquisas recentes sobre as emoções e o sistema imunológico reforçam o ponto de vista de que a saúde emocional e a saúde física estão relacionadas.
Cada vez mais, peritos médicos concordam que uma mente saudável garante realmente um corpo saudável. Os Florais de Bach podem ajudá-lo a controlar os seus sentimentos e aproveitar melhor a vida.


Yoga e a Coluna Vertebral


YOGA E A COLUNA VERTEBRAL
A coluna é constituída por 33 peças separadas – as vértebras. Como muitas vértebras estão fundidas, temos 26 vértebras no esqueleto humano. Sete vértebras estão localizadas no pescoço e são chamadas cervicais, doze estão na região das costas e são chamadas dorsais, cinco estão na região dos rins e são chamadas lombares, abaixo fica o sacro constituído de cinco ossos, que se fundiram numa peça única e, por fim, a última peça chamada cóccix, constituída de quatro vértebras rudimentares.
As vértebras são superpostas e cada uma se ajusta a que fica acima e abaixo por meio de articulações parcialmente móveis. Uma substância óssea macia aloja-se entre as vértebras, servindo de amortecedor. Essa substância macia é chamada de cartilagem e permite a livre movimentação das vértebras.
Músculos muito fortes circundam a coluna vertebral, possibilitando sua movimentação em quase todas as direções. Assim, a coluna pode executar movimentos de extensão e flexão, de inclinação para a esquerda e para a direita e também movimentos de torção para ambos os lados.
Entretanto, sabemos que as tensões do dia-a-dia refletem no corpo humano e as pessoas vão se tornando cada vez mais tensas e rígidas.
Vamos agora analisar os ásanas e verificar como eles podem ajudar na manutenção de um corpo sadio e flexível, que consegue se movimentar de maneira bastante harmoniosa explorando todos os movimentos do corpo.
Ásana é a posição ou postura que o corpo adota na prática do Yoga. Nós vamos perceber que cada ásana forma uma unidade completa e quando executado de uma maneira consciente, sem tensões e com respiração livre, sem bloqueios, produz vários efeitos, como:
·         Movimenta determinados músculos, ossos e articulações;
·         Reduz tensões musculares e os movimentos tornam-se mais soltos;
·         Desenvolve consciência corporal;
·         Ativa a circulação;
·         Exerce uma ação mecânica sobre vísceras e glândulas.
Levando em consideração que as posturas do Yoga trabalham diretamente com a coluna vertebral, podemos classificá-las como terapêutica para a mesma.
FILOSOFIA E YOGATERAPIA DA COLUNA VERTEBRAL
Nós sabemos que nosso sistema prânico é composto principalmente de 3 nadis: Ida, Pingala e Sushumna, sendo abastecidos pelos chakras, acumuladores e transformadores de energia. Os chakras desabrocham na parte anterior do corpo, mas têm suas raízes diretamente ligadas à coluna vertebral. Daí a necessidade também de manter uma coluna vertebral bem trabalhada para que essa energia possa circular livremente.

Gabriela Palotta

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Meu Yoga Mat


"Meu Yoga mat é meu grande companheiro. Quando olho pra ele vem a sensação de Gratidão por poder ter o Yoga como uma filosofia de vida e poder dividir com meus alunos com respeito e amor essa prática de amor e luz. É no Yoga mat que me inspiro e transpiro para que eu possa desenvolver cada vez mais a sabedoria do Yoga e mergulhar em busca da minha essência."

Gabriela Palotta

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Afinal, o que é Yoga?


Afinal, o que é Yoga?

Yoga é união. O estado da perfeita integração entre a nossa condição humana e o nosso potencial espiritual. Praticando Yoga, desenvolvemos a saúde e a vitalidade do corpo, a concentração e o equilíbrio da mente, a segurança e a compaixão do coração e a paz de espírito.
Yoga é uma ciência, é a arte de trabalhar corpo e mente, onde podemos vivenciar o nosso verdadeiro potencial.
Yoga não é seguir alguém ou alguma crença. Yoga é o encontro consigo mesmo.
Vamos refletir sobre a nossa transformação, rumo ao verdadeiro, ao belo, ao simples, a superação, a coragem de transpor obstáculos!

Namastê!

Reflexologia



A reflexologia baseia-se no principio de que existem áreas, ou pontos reflexos nos pés e nas mãos que correspondem a cada orgão, glândula e estrutura no corpo. Ao trabalhar nesses reflexos, reduzimos a tensão em todo o corpo. A energia está sempre fluindo atraves de canais ou zonas no corpo, que terminam formando os pontos reflexos nos pés e mãos.
Quando esse fluxo de energia flui desimpedido, permanecemos saudáveis, e quando está bloqueado por tensão ou congestão, ocorre a doença.. Mediante o tratamento dos reflexos, os bloqueios são desfeitos, e a harmonia é restaurada a todos os sistemas. Tratando um pé de cada vez, trabalhamos nos reflexos da sola, os lados e peito do pé, usando as tecnicas digitais apropriadas.
O principal benefício da reflexologia é o relaxamento. Ao reduzir a tensão, tambem melhora a irrigação sanguinea, faz aflorar um funcionamento nervoso desimpedido, restabelece a harmonia entre todas as funções do corpo e combate o seu estresse.
Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes do corpo estão dispostos em arranjo similar nos pés.
A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas, provocando mudanças fisiológicas no corpo, na medida em que o próprio potencial de cura do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para conquistar e manter uma saúde melhor.


terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Patanjali - o Pai do Yoga

Patanjali, "O pai do Yoga",  foi ele quem compilou o Yoga Sutra, uma das primeiras e mais completas obras sobre Yoga.

Sri Patanjali

Mantra de Abertura para a prática de Yoga

 Yogena cittasya padena vacam malam sarirasya ca vaidyakena

Yopakarottam pravaram muninam patanjalim pranjaliranato'smi

Abahu purusakaram sankha cakrasi dharinam

Sahasra sirasam svetam pranamami patanjalim
 Reverenciamos o mais nobre dos sábios,
Patanjali, que nos legou o Yoga para a evolução da consciência,
a gramática para a pureza da palavra
e a medicina para a perfeição da saúde.

Inclino-me humilde frente ao sábio Patanjali,
encarnação humana de Adisesa (serpente de mil cabeças),
portador da espada (simbolizando discernimento),
concha (o som divino) e o disco (a eternidade)

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

RECOMENDAÇOES PARA A PRÁTICA


RECOMENDAÇOES PARA A PRÁTICA
- Procure sempre praticar de estômago vazio; caso tenha fome antes da prática escolha consumir algo leve, como frutas e líquidos para hidratar-se. Evite comer logo após a prática. Com isso você terá bons resultados e se sentirá muito bem.
- Utilize roupas leves e confortáveis, que facilitem os movimentos do seu corpo.
- As aulas são feitas com os pés descalços. Lembre-se de tirar seus sapatos antes de entrar na sala.
- Lembre-se de sempre desligar o celular.
- Gestantes devem evitar a prática nos três primeiros meses de gestação, a não ser que tenha sido liberada para a prática pelo médico.
- Os resultados com a prática de Yoga estão relacionados diretamente com o tempo que você se dedica a ele, portanto, compareça às aulas regularmente e de preferência no mesmo horário. A disciplina irá promover mudanças profundas e positivas no seu corpo e na sua mente. Com o treinamento adequado e sistemático o progresso na prática acontece de forma harmoniosa.
- Procure ser pontual. Caso chegue atrasado entre em silêncio. Se precisar sair antes do final da aula avise o professor com antecedência.
- Antes da prática, deixe sua mente tranqüila, evitando preocupações e interferências, para isso tenha claro na mente qual é o seu objetivo com a prática.
- Na prática do Yoga, não há competição, seja consigo mesmo ou com outros. Aceite seus limites e não compare seu desempenho com o dia anterior ou colegas.
- Você irá reeducar sua respiração e para isso será necessária disciplina e atenção. Realize os movimentos conscientemente entrando e saindo das posturas com atenção, adaptando às suas possibilidades.
- Através da respiração reeducada você encontrará um corpo sadio, uma mente desperta e uma grande paz interior.
- Use sempre seu bom senso, praticando de forma segura e consciente. O Yoga não significa as posturas em si, mas sim o estado em que você entra ao fazê-las.
- Exponha sempre suas dúvidas, perguntando sempre que precisar; compartilhe suas experiências e conhecimentos. Informe-se sobre livros, cursos, palestras e encontros, visando aprofundar-se no conhecimento do Yoga, que tem como objetivo unir as capacidades do corpo, mente e espírito.
Texto de Ana Paula Franco Siqueira
Boa Prática!
Espaço Surya Namaskar

domingo, 8 de janeiro de 2012

Yoga para TODOS!


Yoga é uma filosofia de vida e é para TODAS as pessoas! Pessoas que procuram buscar o autoconhecimento, a sua própria essência, tornando assim uma pessoa melhor para si mesmo e para com as outras. Independente de idade, sexo, religião, raça, cultura, classe, razão social, condicionamento físico, Yoga é para todos!
Pratique e descubra toda a beleza do Yoga!
Namastê!

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Recomeçar!

Pronto! Tudo arrumado para o início das aulas. Dia 9 de janeiro retomamos as atividades do Espaço Surya Namaskar. Energias renovadas para RECOMEÇAR! Desejamos que 2012 seja mais um ano de paz, amor, muito trabalho e que possamos cumprir o nosso Dharma धर्म, a nossa missão de poder ajudar o próximo sempre. Estamos aqui para SERVIR! E que a gente possa cada vez mais transmitir o nosso conhecimento, multiplicando assim o caminho do bem!
Tat Sat! Que assim seja!
Namastê!