YOGA E A COLUNA VERTEBRAL
A coluna é constituída por 33 peças separadas – as vértebras. Como muitas vértebras estão fundidas, temos 26 vértebras no esqueleto humano. Sete vértebras estão localizadas no pescoço e são chamadas cervicais, doze estão na região das costas e são chamadas dorsais, cinco estão na região dos rins e são chamadas lombares, abaixo fica o sacro constituído de cinco ossos, que se fundiram numa peça única e, por fim, a última peça chamada cóccix, constituída de quatro vértebras rudimentares.
As vértebras são superpostas e cada uma se ajusta a que fica acima e abaixo por meio de articulações parcialmente móveis. Uma substância óssea macia aloja-se entre as vértebras, servindo de amortecedor. Essa substância macia é chamada de cartilagem e permite a livre movimentação das vértebras.
Músculos muito fortes circundam a coluna vertebral, possibilitando sua movimentação em quase todas as direções. Assim, a coluna pode executar movimentos de extensão e flexão, de inclinação para a esquerda e para a direita e também movimentos de torção para ambos os lados.
Entretanto, sabemos que as tensões do dia-a-dia refletem no corpo humano e as pessoas vão se tornando cada vez mais tensas e rígidas.
Vamos agora analisar os ásanas e verificar como eles podem ajudar na manutenção de um corpo sadio e flexível, que consegue se movimentar de maneira bastante harmoniosa explorando todos os movimentos do corpo.
Ásana é a posição ou postura que o corpo adota na prática do Yoga. Nós vamos perceber que cada ásana forma uma unidade completa e quando executado de uma maneira consciente, sem tensões e com respiração livre, sem bloqueios, produz vários efeitos, como:
· Movimenta determinados músculos, ossos e articulações;
· Reduz tensões musculares e os movimentos tornam-se mais soltos;
· Desenvolve consciência corporal;
· Ativa a circulação;
· Exerce uma ação mecânica sobre vísceras e glândulas.
Levando em consideração que as posturas do Yoga trabalham diretamente com a coluna vertebral, podemos classificá-las como terapêutica para a mesma.
FILOSOFIA E YOGATERAPIA DA COLUNA VERTEBRAL
Nós sabemos que nosso sistema prânico é composto principalmente de 3 nadis: Ida, Pingala e Sushumna, sendo abastecidos pelos chakras, acumuladores e transformadores de energia. Os chakras desabrocham na parte anterior do corpo, mas têm suas raízes diretamente ligadas à coluna vertebral. Daí a necessidade também de manter uma coluna vertebral bem trabalhada para que essa energia possa circular livremente.
Gabriela Palotta